Ensino Médio
- eloafbrandao
- 13 de fev. de 2021
- 2 min de leitura
Atualizado: 14 de mar. de 2021
Ensino Médio. O papo aqui é o outro. As matérias são triplicadas, a carga horária é redobrada, tem uma prova toda semana e nenhuma piedade à frente. Bem-vindo aos jogos vorazes!
Será mesmo? Ou papai e mamãe que me apavoraram?
Não faz mais de uma semana desde o início das minhas aulas no primeiro ano, todavia já posso tirar algumas conclusões. A primeira é que a exaustão é, de fato, real: há dias em que fiquei na frente do computador das seis horas da manhã às oito da noite, com a mente sendo entupida por coisas como funções matemáticas enlouquecedoras e células eucariontes!
Quando enfim acaba, não tenho energia para mais nada, e mesmo assim meu cérebro não consegue relaxar e dormir. O tempo que eu tinha para ler, escrever, ver séries, ouvir música e ficar de bobeira olhando para o nada foi cortado quase que por completo.
Outra coisa bem real: a pergunta "o que você vai querer ser?" é cada vez mais frequente. Sim crianças, apartir dos 15 anos vocês precisam de uma resposta levemente mais elaborada do que "grande!".
Os professores são maus? Não sei os seus, mas todos os meus professores são umas figuras! E ao invés de nos tratarem como criancinhas, nos tratam como iguais. Tem um que parece o chapeleiro maluco e fala que nem locutor de rádio; outro é rockeiro e ri de tudo; outro já foi padre, mesmo sendo tão jovem.
Cada um, de sua própria maneira, é compreensivo, espirituoso e desenvolveu uma inovadora capacidade de enxergar os alunos como indivíduos de verdade. Isso é tão "ensinomedioso", não é? Então a não ser que na próxima semana eles pulem de trás de uma árvore e se provem uns falsos duas-caras, creio que a afirmação anterior seja extremamente falsa!
As matérias são zilhões de vezes mais difíceis? Falso também. O Ensino Médio é mais revisional do que qualquer outra coisa; os assuntos já conhecidos serão apenas aprofundados. Além disso, claro que as aulas aumentaram, só que a maioria é tão diferente e original que você quase nem se importa. Fala sério, minha professora de Espanhol disse que vai ensinar a gente a fazer guacamole um dia desses (com Doritos!), o de Computação não mede esforços para nos divertirmos fazendo joguinhos e o de Literatura conquistou o lugar de "minha melhor amiga".
Cansei de reclamar que não quero acordar cedo. Não quero mesmo, mas e daí? A despeito de sua infame reputação, o Ensino Médio não é um bicho de sete cabeças, como dizem por aí as más línguas (tal como papai e mamãe). É só mais um dos muitos desafios pelos quais temos que passar, e nem de longe um dos piores. Tá tranquilo!
Eu acho.
Eloá Faria Brandão
12.02.21






Pra mim, o Ensino Médio foi uma das melhores fases da vida! É tempo de crescer, fortalecer e/ou criar laços que talvez te acompanhem pelo resto da vida e também aproveitar os últimos anos dentro de uma escola (pelo menos como aluna). Aproveitei demais o fim da adolescência e desejo o mesmo pra você! Beijão!
Lavínia.