top of page

De acordo com minha mãe...

  • eloafbrandao
  • 19 de jan. de 2021
  • 2 min de leitura

De acordo com minha mãe (oi mãe!) existem três formas de aprender alguma coisa e levar pra vida.


E se existe algo que não podemos negar, é que desde a primeira vez até a última em que abrem os olhos, os seres humanos estão em constante aprendizado.


A primeira forma são as experiências de vida, em que por conta própria uma pessoa lida com seus erros e entende ao longo do tempo o certo e o errado. (Bateu o dedinho mindinho no sofá quando estava saindo de casa com pressa? Aprendeu a ter mais calma! Viu?) A segunda é observando. Em cada filme, livro, ou até na vida real, tem aqueles espíritos de porco cujo único objetivo é nos fazer odiá-los. Bom, é aí que aprendemos como não ser, o que, convenhamos, já é um ótimo começo! Mas observando também aprendemos coisas boas, afinal “não é feio copiar bons exemplos”. E por último, ouvindo as pessoas que são relevantes pra nós.


De novo: relevantes! Pais, tios, amigos, avós... de preferência alguém mais experiente, porque ninguém quer fazer papel de bobo aqui, né?


Mamãe me disse para que eu ouvisse as pessoas que me querem bem e aprender com o erro delas ao invés de ter que errar também. Ai, ai... Como é sensata! É a pessoa mais sensata que eu conheço. Uma das únicas, pensando bem… Acho que gente sensata tá em falta ultimamente. Enfim. Eu só percebi que, entre conversas bem humoradas e discussões fofas, ela me ensina muito, e aí resolvi escrever essa crônica.


Ah, mas a mulher não nasceu assim não! Foi adquirindo essa sensatez genial com seus próprios erros, espíritos de porco, bons exemplos e conselhos de pessoas queridas, como eu mesma pretendo fazer – se ela conseguiu, eu também consigo, certo?


Mas é como li certa vez: “Seja um filtro, não uma esponja”. Jovens devem ter a mente e o coração abertos, mas não escancarados! Pois o gostar é relativo e cada um de nós é individual. O ideal é levar em consideração o que as pessoas (relevantes, nunca vou parar de destacar) te dizem, mas quem bate o martelo somos nós! "Não absorva todos os conselhos; selecione, para que se adequem à sua vida. Tenha discernimento para aprender, e não copiar, pois é como evoluímos". É claro que estou bordando um pouco as palavras dela, mas deixa pra lá.


E... pode confiar. É dica de mãe!



Eloá Faria Brandão

27.07.20


ree

Posts recentes

Ver tudo

Comentários


Obrigada pela visita!

bottom of page